Períodos pré historicos

Author: Pré História /

Dentro da divisão da história elaborada pelos europeus, a origem da humanidade e as primeiras formas de organização dos grupos humanos constituem, o período mais longo de nosso passado. Convenciona-se dividir esse período em três grandes momentos: Paleolítico, Neolítico eIdade dos Metais.


Eolítico

Dentro deste período, há um milhão de anos, teria surgido o Homo erectus. De um modo geral esta designação está em desuso considerando-se o Paleolítico, o primeiro período pré-histórico.

Paleolítico

Dentro deste período, vulgarmente conhecido como Idade da Pedra Lascada, existem três divisões possíveis, sendo que, mesmo dentro de uma das divisões adaptadas, existe uma certa tolerância quanto aos limites temporais:

Paleolítico Inferior (de 2 500 000 - 2 000 000 até 300 - 100 000 anos atrás)
Paleolítico Médio (300 - 200 000 até 40 - 30 000 anos atrás)
Paleolítico Superior (40 - 30 000 até 10 - 8 000 anos atrás)

ou ainda uma outra divisão em dois sub-períodos que tem por base o aparecimento do Homo sapiens

Paleolítico Inicial ou Antigo - onde se incluem o Paleolítico Inferior e o Médio da divisão anterior.
Paleolítico Recente - que corresponde ao Paleolítico Superior da divisão anterior.
Significado

A palavra paleolítico vem do grego e significa antiga pedra.

Duração

É o período da história humana compreendido entre 500.000 a 18.000 anos antes de Cristo.

Características

Nesta época, o ser humano habitava cavernas, muitas vezes tendo que disputar este tipo de habitação com animais selvagens. Quando acabavam os alimentos da região em que habitavam, as famílias tinham que migrar para uma outra região. Desta forma, o ser humano tinha uma vida nômade (sem habitação fixa). Vivia da caça de animais de pequeno, médio e grande porte, da pesca e da coleta de frutos e raízes. Usavam instrumentos e ferramentas feitos a partir de pedaços de ossos e pedras. Os bens de produção eram de uso e propriedade coletivas.

Nesta fase, os seres humanos se comunicavam com uma linguagem pouco desenvolvida, baseada em pouca quantidade de sons, sem a elaboração de palavras. Uma das formas de comunicação eram as pinturas rupestres. Esta arte, que consistia em representações pictóricas gravadas nas paredes e tetos rochosos das cavernas habitadas ou também em superfícies rochosas ao ar livre, permitia a troca de idéias e a manifestação de sentimentos e preocupações cotidianas.

Mesolítico

De 20 a 10 mil anos, também é vulgarmente conhecido como Idade da Pedra Intermediária.

Neste período intermediário, o homem conseguiu dar grandes passos rumo ao desenvolvimento e à sobrevivência de forma mais segura. O domínio do fogo foi o maior exemplo disto. Com o fogo, o ser humano pôde espantar os animais, cozinhar a carne e outros alimentos, iluminar sua habitação além de conseguir calor nos momentos de frio intenso. Outros dois grandes avanços foram o desenvolvimento da agricultura e a domesticação dos animais. Cultivando a terra e criando animais, o homem conseguiu diminuir sua dependência com relação a natureza. Com esses avanços, foi possível a sedentarização, pois a habitação fixa tornou-se uma necessidade.

Neste período ocorreu também a divisão do trabalho por sexo dentro das comunidades. Enquanto o homem ficou responsável pela proteção e sustento das famílias, a mulher ficou encarregada de criar os filhos e cuidar da habitação.

[editar]
Neolítico

De de 10 a 6 mil anos, vulgarmente conhecido como Idade da Pedra Polida.

Significado

Neolítico vem do grego e significa "nova pedra".

Duração

É o período da história do homem compreendido entre 18.000 anos e 5.000 anos antes de Cristo.

Características

[editar]
Idade dos Metais

Abrange os dois últimos milênios que antecedem o aparecimento da escrita, por volta de 3.500 a.C.

Duração

É o período da Pré-História do homem compreendido entre 5.000 a 4.000 anos antes de Cristo.

Características

1 comentários:

Unknown disse...

Obrigado, muito bom o post, só tem umas incoerências nele.

Postar um comentário